Início Eco SC Forsema deseja que Estado assuma estação de Truticultura de Painel

Forsema deseja que Estado assuma estação de Truticultura de Painel

1220
0
COMPARTILHAR

truticulturaO secretário de Agricultura de Lages e presidente do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura (Forsema), Moisés Savian teve a aprovação regional para produzir um documento a ser enviado ao governo do Estado solicitando acatar a doação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), da área da estação de Truticultura de Painel.

A deliberação foi na reunião dos secretários municipais de Agricultura, na sede da Amures com aval do presidente da associação prefeito de Correia Pinto Vânio Forster. A proposta, segundo Savian é usar aquela estrutura para um projeto coletivo de desenvolvimento da piscicultura da regional.

“Já existe o sinal do Ibama pela cessão da área. Agora falta o sim do governo do Estado e para acompanhar esta discussão vamos criar um grupo de trabalho dentro do Fórum de Secretários, que se encarregará inclusive de levantar a situação regional da piscicultura”, disse Savian.

O grupo de trabalho deve contar com participação de representantes da Epagri, associação de piscicultores, Udesc e da Associação Catarinense de Truticultores, que é presidida pelo empresário Vilso Isidoro.

O primeiro passo será produzir o documento ao Estado solicitando uma posição diante das necessidades regionais e ao Ibama, para acelerar o processo de cessão da estação. “Será uma grande oportunidade que estamos gerando para diversificar a renda nas pequenas propriedades rurais”, enfatiza Vânio Forster.

Indústria ajudará processar peixes

A reativação da estação de Truticultura de Painel poderá fomentar não apenas a produção de peixes exóticos como a truta e os nativos como jundiás e carpas. Mas alimentar uma cadeia produtiva que se mostra muito promissora na região.

A implantação da indústria de processamento de pescados Belo Peixe em Lages prevê recepcionar, peixes de cerca de 400 produtores nos 18 municípios da Amures. Produção de peixes vivos que está sendo distribuída hoje em supermercados e restaurantes da região poderá ser processada na indústria e ter valor agregado.

A Belo Peixe informou que tem condições de processar entre cinco e oito toneladas de peixes por dia. Especialmente espécies como truta, tilápia, jundiás. A unidade está inclusive dotada de selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que permite distribuir tanto em território nacional quanto internacional.