Início Sem categoria Ambev faz mobilização nacional no Dia da Reciclagem

Ambev faz mobilização nacional no Dia da Reciclagem

1638
0
COMPARTILHAR

ambevSão Paulo – Em comemoração ao Dia Internacional da Reciclagem (DIR) celebrado neste domingo (17/5), a Ambev vai realizar uma série de ações em diferentes cidades brasileiras para reforçar a importância do descarte correto e redirecionamento dos resíduos recicláveis.

No Rio de Janeiro, a cervejaria abrirá as portas de sua fábrica de embalagens de vidros em Campo Grande para receber membros e líderes de cooperativas de reciclagem cariocas. O encontro nesta sexta-feira (16/5) contará com cerca de cem pessoas que vão debater sobre segurança, processo de fabricação de garrafas e importância da qualidade do caco no processo de reciclagem do vidro para a produção de novas embalagens.

Já na Cidade Ocidental (GO), a Ambev vai inaugurar o primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos secos recicláveis do município. A gestão será feita pela cooperativa local, a Cooperança. O PEV localizado no centro da cidade deve atender cerca de cinco mil pessoas. Na inauguração no próximo sábado (16/5), com a presença do secretário do Meio Ambiente Humberto Jorge, a população poderá fazer a troca de um saco de recicláveis por uma garrafa de Guaraná Antarctica de dois litros.

Em Belo Horizonte, o DIR coincide com o aniversário de 25 anos da cooperativa Asmare. A instituição vai inaugurar seu novo galpão, que contou com investimentos da Ambev na reforma das instalações elétricas, cozinha, banheiros e vestiários, além da construção de um refeitório e aquisição de novos equipamentos. O objetivo é melhorar as condições de trabalho, valorização e autoestima dos cooperados, ampliar sua produtividade e relacionamento com a indústria recicladora.

Em Itapissuma (PE), a cervejaria vai realizar uma gincana ambiental nas escolas públicas da cidade. Cerca de 1,5 mil alunos vão arrecadar material reciclável, que será direcionado à gestão da cooperativa parceira da companhia, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Padre José Sevat (ACMRPJS). A escola que arrecadar mais materiais receberá um troféu e todos os estudantes ganharão brindes.

“O Dia Internacional da Reciclagem é uma data muito especial para demonstrarmos os resultados do engajamento da Ambev há anos junto a cooperativas de catadores, além dos nossos esforços em outras frentes da companhia em prol do meio ambiente. E isso é o que fazemos de melhor: trabalhar em rede, unindo pessoas, para beneficiar a sociedade”, afirma a gerente de responsabilidade socioambiental da Ambev, Simone Veltri.
Sobre o Ambev Recicla
Em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Ambev Recicla é uma plataforma que reúne as iniciativas da companhia voltadas ao descarte correto e à reciclagem de embalagens pós-consumo. O programa beneficia consumidores, cooperativas, sociedade e meio ambiente. Criado em 2011, o Ambev Recicla reestruturou todas as ações de reciclagem que a Ambev já realizava desde 1985. Hoje, os projetos se dividem em cinco eixos de atuação: (1) educação ambiental, (2) apoio às cooperativas, (3) pontos de entrega voluntária (PEVs) de resíduos, (4) fomento ao movimento reciclagem e (5) embalagens sustentáveis. Atualmente, o Ambev Recicla contribui para o desenvolvimento de cooperativas em diversos estados do país por meio de melhorias na gestão e instraestrutura e doação de equipamentos e facilita o acesso à indústria recicladora, visando o aumento na geração de renda dos catadores. O Ambev Recicla também é responsável pelo desenvolvimento da primeira embalagem PET 100% reciclada do Brasil: a garrafa de Guaraná Antarctica 2 litros.

Evelin Ribeiro | Relações com a Mídia