Início Educação Ambiental Programa social do Grupo Cencosud obtém certificação EducaRES do Ministério do Meio...

Programa social do Grupo Cencosud obtém certificação EducaRES do Ministério do Meio Ambiente

421
0
COMPARTILHAR

cenconsud_logoSão Paulo, junho de 2015 – O Programa Reciclando Realidades, ação do Instituto GBarbosa – braço social do Grupo Cencosud – acaba de conquistar o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e passa a integrar a plataforma EducaRES, ferramenta que divulga as melhores práticas sobre educação ambiental e comunicação social com resíduos sólidos no Brasil.

A proposta do Programa Reciclando Realidades é capacitar os catadores para atuarem profissionalmente com a coleta de resíduos sólidos e empreender suas próprias cooperativas, por meio de cursos de capacitação profissional em gestão, além da oferta de benefícios como acompanhamento psicológico dos catadores e seus familiares. A ação já mudou a vida de 262 catadores de resíduos sólidos e também de integrantes de cinco cooperativas do município de Aracaju, em Sergipe. A estimativa é capacitar 420 pessoas até o final de 2015.

Ao integrar a lista, o Programa Reciclando Realidades se torna uma das “Práticas de Referência EducaRES”, e a metodologia desenvolvida se torna modelo de inspiração para inúmeras ações espalhadas pelo País.

“Para nós é um grande reconhecimento conquistar a certificação do EducaRES. O Programa agora faz parte de uma seleta lista de 150 ações de referência, que ajudam a enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), proporcionando aos gestores, catadores de material reciclável e cidadãos, a oportunidade de replicar metodologias eficientes”, afirma Fábio Sento Sé, vice-presidente do Instituto GBarbosa.

Do total de alunos do Programa, cerca de 70% são catadores avulsos, ou seja, não integram nenhuma cooperativa e fazem a coleta de resíduos individualmente. “Sabemos que estas pessoas passam por situações de maior risco e vulnerabilidade. Trabalhamos para que, com o auxílio do curso, essa realidade possa ser mudada. A meta é viabilizar mais força aos catadores, permitindo a construção de uma logística forte de coleta e uma venda com maior escala, eliminando o atravessador”, enfatiza Sento Sé.

Sobre o Programa Reciclando Realidades

A composição das turmas acontece aproximadamente três meses antes do início das aulas. Os agentes sociais do Programa Reciclando Realidades saem às ruas de Aracaju e Grande Aracaju buscando catadores de resíduos sólidos que, ao serem abordados, recebem informações sobre a ação e são convidados a se cadastrarem para terem direito a todos os benefícios do projeto. A segunda parte da turma são catadores que pertencem às cinco cooperativas parceiras.

A grade curricular da “Gestão de Cooperativas” possui carga horária total de 80 horas distribuídas em seis disciplinas: Gestão e Economia Solidária; Logística, Produção e Segurança no Trabalho; Contabilidade e Finanças; RH e Direito; Marketing e Publicidade e Informática.

Três são as instituições que se uniram para a criação do Programa Reciclando Realidades: a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), pertencente ao Ministério do Trabalho e Emprego, que entra com parte dos recursos financeiros para a realização das atividades. O Instituto GBarbosa (braço social do Grupo Cencosud) é co-financiador e responsável pela execução e avaliação do projeto. A CENTRAL RECICLE abarca todas as cooperativas do projeto, contribuindo no desenvolvimento da iniciativa e na articulação de ações entre os setores públicos e as cooperativas.

Cooperativas beneficiadas:
Care (Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju) – Bairro Santa Maria (SE);
COORES (Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria) – Bairro Santa Maria (SE);
CATRE (Cooperativa de Reciclagem da Barra dos Coqueiros) – Barra dos Coqueiros (SE);
REVIRAVOLTA (Cooperativa Reviravolta de Nossa Senhora do Socorro) – Nossa Senhora do Socorro (SE).

Sobre o Grupo Cencosud

Líder em vendas na América Latina e quarto maior varejista do Brasil, o Grupo Cencosud tem como foco fornecer aos clientes os melhores preços e produtos. Para atingir esta meta, opera no país com 220 lojas e 32 mil colaboradores, estando presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues. Possui ainda um escritório administrativo na cidade de São Paulo. No país desde 2007, o Grupo Cencosud atua com vários modelos de varejo: super e hipermercados, farmácias e lojas de eletroeletrônicos. Fundado em 1963, possui ações nas bolsas de Santiago e Nova York, além de atuar em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – e manter escritório comercial na China. A companhia emprega diretamente mais de 155 mil colaboradores em mais de 900 estabelecimentos comerciais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here