Início Reciclagem Reciclagem e transformação do isopor pós-consumo em novos produtos e soluções

Reciclagem e transformação do isopor pós-consumo em novos produtos e soluções

1803
0
COMPARTILHAR

isopor

Termotécnica conscientiza, estimula e disponibiliza pontos de coleta e usinas de reciclagem, atendendo de forma inovadora e pioneira, à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Ao sair da fábrica, eletrodomésticos, refrigeradores e fogões são embalados em EPS – sigla para poliestireno expandido, conhecido como isopor®. Ao comprá-los, o consumidor recebe um volume grande deste produto, que protege seu transporte. Mas na hora do descarte, muitas vezes fica em dúvida de qual o destino correto para o EPS. Vai para o lixo comum? Será que ele é reciclável?

A Termotécnica – uma das maiores indústrias mundiais de transformação de EPS (isopor®), líder no mercado brasileiro deste segmento – detalha e orienta a comunidade a partir do Programa Reciclar EPS.

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que o EPS é um material 100% reciclável. De acordo com a Plastivida – Instituto Sócio-ambiental dos Plásticos, no Brasil, em 2013, foi reciclado 34,5% do EPS pós-consumo. A partir de um trabalho de Logística Reversa, 13.570 toneladas do produto, utilizado para embalagem deixaram de ir para aterros e voltaram para o mercado com valor agregado.

Engajamento pela reciclagem

Com a implantação da logística reversa das embalagens, já atendendo as diretrizes da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Termotécnica liderou todos os envolvidos na cadeia de consumo do EPS, agregando clientes, varejistas, concorrentes, fornecedores, importadores, catadores e consumidores.

Atualmente, o Programa Reciclar EPS da Termotécnica compreende desde a fase do recolhimento do EPS pós-consumo, a partir dos mais de 1.200 pontos de coleta e da parceria com 370 cooperativas de reciclagem em todo o país.

Desde 2007, a Termotécnica já reciclou mais de 30 mil toneladas de EPS, o que correspondente a 30% de todo o EPS que é reciclado no país.

O EPS recolhido é encaminhado para as usinas de reciclagem mantidas pela empresa, uma delas localizada em Joinville (SC), onde é produzida a nova matéria-prima, que será reintroduzida no mercado a partir de novos produtos, como molduras para quadros e rodapés de parede.

Portal orienta e facilita

Com o objetivo de fortalecer a divulgação do Programa, a Termotécnica lançou o Portal Reciclar EPS. A partir do www.reciclareps.com.br, qualquer pessoa ou empresa em todo o Brasil pode encontrar o ponto de coleta e reciclagem mais próximo.

Com estas iniciativas, a sustentabilidade ganhou relevância e passou a ser considerada um objetivo estratégico no modelo de negócio da empresa.

Números representativos

– Mais de 30 mil toneladas de EPS reciclado pela empresa desde 2007

– Empregos gerados: 100 empregos diretos/ano e 5000 famílias envolvidas.

– Eficiência energética: Redução de 1/3 em energia e insumos

– Pontos de Coleta de EPS: Mais de 1.200

– Cooperativas envolvidas: 370

– Utilização de matéria prima: Redução de 20% de matéria prima virgem substituída por EPS pós-consumo.

– Beneficiadas: estudantes, comunidade e organizações comunitárias

Sobre a Termotécnica

A Termotécnica é a maior indústria transformadora de EPS da América Latina e líder no mercado brasileiro deste segmento. Produz soluções para Construção Civil, Embalagens e Peças Técnicas, Conservação, Agronegócios e Movimentação de Cargas. Aos 53 anos, sua trajetória é marcada pelo empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico.

Fernanda Thiesen

Jornalista, Assessora de Comunicação

EDM Logos – Comunicação Planejada para gerar resultados