Início Natureza Dia da Proteção das Florestas: o papel das florestas plantadas na proteção...

Dia da Proteção das Florestas: o papel das florestas plantadas na proteção ambiental

1588
0
COMPARTILHAR

eucalipto
No dia 17 de julho comemora-se o Dia de Proteção às Florestas, e para o Brasil essa data se faz importante não apenas pelo fato de que a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, está em grande parte localizada no território brasileiro, mas também pela forte importância das florestas plantadas na preservação ambiental e na economia.

Hoje, o que muita gente não sabe é que o Brasil já iniciou o desenvolvimento de uma cadeia ligada à colheita de árvores, que ajuda a manter a floresta de pé. Isso é possível graças a uma solução conhecida como “árvores plantadas”, que nada mais são do que mudas específicas, como eucalipto ou pinus, plantadas em áreas determinadas com o objetivo de suprir a necessidade de madeira de alguns segmentos industriais, como celulose, papel, pisos laminados e painéis de madeira.

Os resultados práticos dessa iniciativa já são visíveis: dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação que representa toda a cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, mostram que, as florestas plantadas no Brasil capturaram 1,69 bilhão de toneladas de dióxido de carbono em 2014.

“Além das funções produtivas, o plantio de árvores evita o desmatamento de habitats naturais, protegendo a biodiversidade, além de preservar o solo e as nascentes de rios, recuperar áreas degradadas e contribuir para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa por serem estoques naturais de carbono”, afirma Elizabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da Ibá.

Com grande importância ambiental, as florestas plantadas também ocupam papel de destaque na economia. Dados da Ibá mostram que esse mercado já responde por 5,5% no PIB Industrial e gera mais de quatro milhões de empregos diretos, indiretos e resultantes do efeito de renda.

Atualmente, as florestas plantadas totalizam 7,74 milhões de hectares no Brasil, ou 0,9% do território nacional. Em 2014, os investimentos em ações de responsabilidade social e ambiental das empresas do setor totalizaram R$177 milhões, beneficiando cerca de dois milhões de pessoas.

SOBRE A IBÁ

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 61 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais. Saiba mais em www.iba.org.

Comunicação para imprensa
GWA Comunicação
Roberta Vilas Boas – 3030-3000 ramal 222