Início Natureza Governador assina convênio para demarcação de áreas para cultivo de ostras e...

Governador assina convênio para demarcação de áreas para cultivo de ostras e mariscos em SC

922
0
COMPARTILHAR

cultivoFoto: James Tavares/Secom

Florianópolis – A cadeia produtiva do pescado será o tema do Seminário Técnico da Fenaostra, que acontece nessa quarta-feira, 16 de setembro, no CentroSul, em Florianópolis. Durante o evento, composto por palestras e mesas redondas, também acontece o lançamento da demarcação das fazendas marinhas catarinenses, com a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa. A assinatura do convênio entre governos estadual, federal e municipal para a demarcação está prevista para as 15h.

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal e Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof), em parceria com a Epagri e outras entidades. O seminário pretende alertar maricultores e técnicos que atuam na área para diversos aspectos da cadeia produtiva do pescado, entre eles comercialização, legalização, sustentabilidade e sanidade dos produtos. O público alvo é formado por maricultores e técnicos e a participação é gratuita. Os interessados devem chegar às 8h para fazer o credenciamento.

Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos. Dados do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap) revelam que, em 2014, o Estado comercializou 21.553,6 toneladas de mexilhões, ostras e vieiras, um aumento de 12,95% em relação a 2013. A produção envolveu 610 maricultores e envolveu diretamente 3.388 trabalhadores.