Início Sem categoria Projeto de turismo sustentável em SC busca investidores

Projeto de turismo sustentável em SC busca investidores

1791
0
COMPARTILHAR

turismo sustentável sc
Objetivo da Raízes e do Núcleo de Associações da Guarda é fortalecer para enfrentar os desafios do turismo e do crescimento desordenado

A Raízes iniciou um novo projeto de turismo sustentável na Guarda do Embaú, Palhoça, em Santa Catarina. Junto com o Núcleo de Associações da Guarda – formado pelas associações de pescadores, surfistas, barqueiros, moradores e o grupo de mães –, a empresa quer contribuir para o desenvolvimento deste verdadeiro tesouro simbolizado por uma região muito rica, mas que precisa se fortalecer para enfrentar os desafios do turismo e do crescimento desordenado.

O objetivo agora é encontrar parceiros para a execução da proposta, que por se tratar de um projeto de sustentabilidade, tem um horizonte de médio prazo. A meta é captar recursos para iniciar as atividades já em março de 2016, depois do grande movimento de verão na Guarda.

O Projeto será estruturado em três eixos principais:

– Fortalecimento Institucional do Núcleo de Associações da Guarda (planejamento e estratégias de gestão; articulação, negociação, formação de lideranças e mais);
– Turismo sustentável (mapeamento da oferta e da demanda, desenvolvimento de produtos, preservação da cultura e das tradições locais e mais);
– Educação, que inclui empreendedorismo, economia criativa e qualificação para a comunidade local.

E três eixos transversais:

– Comunicação;
– Fortalecimento do Capital Social
– Valorização da Identidade

“Queremos resgatar histórias orais, valorizar os saberes e fazeres locais e a memória significativa do lugar, estimulando o turismo cultural e de base comunitária, com ações diferenciadas e complementares aos atrativos naturais especiais existentes no município. Tudo através de reuniões, assistência técnica, workshops, campanhas, uso de metodologias criativas e tecnologias sociais, além de outras ações”, explica uma das sócias e co-fundadoras da Raízes, Mariana Madureira.

Os integrantes do Núcleo de Associações da Guarda do Embau também têm “lição de casa”: a realização de atividades que devem antecipar o projeto. À Raízes cabe a missão de apoiar e monitorar as ações.

A Raízes Desenvolvimento Sustentável é uma empresa de impacto positivo que desenvolve projetos nas áreas do turismo, geração de renda e estratégias para entidades sem fins lucrativos, tendo a sustentabilidade como premissa e a criação coletiva como técnica.

Seppia Geração de Conteúdo
Assessoria de Imprensa
Contato: (11) 3729-0969
Barbara Ataide | [email protected]
Murilo Rezende | [email protected]
www.seppia.com.br