Início Sem categoria Instituto Akatu lança pesquisa inédita Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida no...

Instituto Akatu lança pesquisa inédita Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida no próximo Dia do Consumo Consciente

1432
0
COMPARTILHAR

akatu
Evento será realizado no dia 15 de outubro para debater barreiras e gatilhos para mudanças de comportamento do consumidor

O Instituto Akatu lança a pesquisa inédita “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida” e promove debate sobre gatilhos e barreiras para mudança de comportamento do consumidor, das 10h às 12h30, na próxima quinta-feira (15/10 – Dia do Consumo Consciente), no Auditório do SENAC Consolação, na R. Dr. Vila Nova, 228, São Paulo-SP.

A participação é gratuita e aberta ao público. Haverá espaço para perguntas dos jornalistas ao fim da apresentação.

Para credenciamento de imprensa, por favor, entre em contato com a equipe da CDN (contatos abaixo)

Os debatedores serão Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, Ricardo Abramovay, Professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da USP, mestre em política pela FFLCH/USP e doutor em sociologia pelo IFCH/UNICAMP e autor de diversos livros, e Fátima Portilho, Professora do CPDA/UFRRJ, doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP e Oxford. O debate será mediado por Jussara Leal, jornalista e diretora executiva da CDN Comunicação.

O lançamento dos resultados da pesquisa “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida”, no dia 15 de Outubro de 2015 – Dia do Consumo Consciente, abre o calendário de comemorações dos 15 anos do Instituto Akatu, que será celebrado em 15 de Março de 2016 – Dia Mundial do Consumidor.

A necessidade de mudar o jeito de viver para garantir o suficiente, para todos, para sempre define o maior desafio da atuação do Instituto Akatu: em parceria com outros atores da sociedade, promover a mudança de comportamento das pessoas, com escala e velocidade, para que adotem estilos sustentáveis de vida.

Mas o que acelera essa mudança? E o que a dificulta? Estas perguntas nortearam a realização desta pesquisa e serão debatidas durante o encontro. O objetivo da investigação qualitativa foi desvendar os gatilhos e as barreiras das mudanças de comportamento na direção de práticas sustentáveis. Para isso, foram investigadas as práticas cotidianas dos consumidores na compra e uso de produtos em quatro temas: alimentação, roupas, higiene e cuidados pessoais e limpeza da casa. Adicionalmente, hábitos no uso de água e energia e trato de resíduos foram mapeados transversalmente.

A pesquisa “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida” do Instituto Akatu foi patrocinada pelo Grupo Malwee, Natura, Nestlé e Unilever.

Serviço

Lançamento da pesquisa Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida
Quando: 15/10/2015, das 10h às 12h30
Onde: SENAC Consolação. R. Dr. Vila Nova, 228 – Consolação São Paulo-SP
Mapa: https://goo.gl/maps/reteaU6it9R2
Inscrições gratuitas: https://pt.surveymonkey.com/r/InscriQuali

Para credenciamento de imprensa:
Pamela Lopes – [email protected] – (11) 3643-2704
Erick Paytl – [email protected] – (11) 3643-2919
Rubem Dario – [email protected] – (11) 3643-2824