Início Água Na Expo Milão, Itaipu dá lições de sustentabilidade para o mundo

Na Expo Milão, Itaipu dá lições de sustentabilidade para o mundo

1236
0
COMPARTILHAR

água boaCultivando Água Boa está conectado também às metas da Carta de Milão

Sete meses depois de receber a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, como “Melhor prática em gestão da água”, o programa Cultivando Água Boa, criado pela Itaipu Binacional, chega ao Pavilhão Brasil, da Expo Milão, na Itália, dando lições de sustentabilidade para o mundo. Conectada às metas propostas pela Carta de Milão, assinada pelo governo brasileiro, Itaipu reforça compromissos já assumidos anteriormente em documentos planetários de cuidados com o meio ambiente e a dignidade humana.

Neste domingo, o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, apresentou o programa Cultivando Água Boa no Seminário Território, Água, Energia e Alimento, no Pavilhão Brasil, na Expo Milão. O tema foi comentado por Leonardo Boff, teólogo, filósofo, escritor e representante da Iniciativa Internacional da Carta da Terra. Boff é um dos nomes mais respeitados nas questões de sustentabilidade e tem dado seu aval ao programa.

A chancela da ONU para a Itaipu tem uma importância significativa. No dia 30 de março deste ano, quando o Sudeste do Brasil ainda vivia sob o impacto da mais grave crise hídrica de sua história, o CAB recebia o prêmio internacional. Numa declaração transmitida durante a cerimônia, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon (que não pôde participar porque estava em missão no Iraque), afirmou que o CAB “tem potencial para transformar a vida de milhões de pessoas, porque apresenta possibilidades extraordinárias”.

Criado em 2010, o Prêmio da ONU para as “Melhores práticas em gestão da água” tem como objetivo promover esforços para atingir os compromissos internacionais com a água e questões relacionadas, estabelecidos para 2015, reconhecendo os programas que garantem uma gestão da água e do desenvolvimento sustentável, a longo prazo. As práticas devem, também, contribuir para que sejam atingidas metas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, estabelecidas nos Objetivos do Milênio, na Agenda 21, na Carta da Terra e no Plano de Implementação de Johanesburgo.

Todas essas metas estão convergentes à Carta de Milão assinada pelo governo brasileiro. Itaipu também aderiu ao documento com assinatura do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, diretor de Coordenação, Nelton Friedrich, e diretor de Coordenação executivo, Pedro Domaniczky.

O programa

O Programa Cultivando Água Boa foi criado em 2003 e, em parcerias com prefeituras, órgãos públicos, empresas e forte participação da comunidade, é desenvolvido nos municípios do Oeste do Paraná. Recentemente adotado pelo governo de Minas Gerais, como política pública de sustentabilidade, o CAB deve ser implementado também em outras regiões do Brasil. E já foi replicado, como projeto piloto, em países como Guatemala, República Dominicana, Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Na Bacia do Paraná 3, onde vive um milhão de pessoas, o programa abrange diversas ações socioambientais, que se fundamentam na gestão integrada de bacias, visando garantir a quantidade e a qualidade das águas e, também, a sustentabilidade do território, como explica o diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich. Ele lembra que o programa conta com cerca de duas mil parcerias.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, também destaca a gestão do CAB, “assumida e compartilhada por todos os atores sociais da bacia hidrográfica”, como seu grande diferencial. E completa dizendo que o programa “vem contribuindo para uma constante melhoria das condições socioambientais da região”.

O CAB reúne um conjunto de mais de 20 programas e 65 ações, que vão desde o reflorestamento das matas ciliares e o monitoramento da qualidade da água e do nível do reservatório, até o desenvolvimento rural sustentável, a produção de peixes, a valorização do patrimônio institucional e regional e a sustentabilidade de segmentos vulneráveis.

Um de seus pilares é a educação ambiental, com a formação e capacitação de educadores para disseminar valores e saberes que contribuem para a formação de cidadãos dentro da ética e do cuidado e do respeito ao meio ambiente.