Início Educação Ambiental Lenine mostra seu lado ecológico no Repórter Eco desta semana

Lenine mostra seu lado ecológico no Repórter Eco desta semana

1235
0
COMPARTILHAR

lenine

Além de uma entrevista com o músico, o programa da TV Cultura mostra uma ong que conecta pessoas que não se conhecem para promover o bem entre elas, e também explica como é uma agrofloresta e seus benefícios para homem e a natureza. Neste domingo (25/10), às 17h30

São Paulo  – O cantor e compositor Lenine usa sua música e poesia para falar do meio ambiente. Ele conta, no Repórter Eco, que essa afinidade está em seu novo CD, Carbono. E mais: a ong Nossa Jornada trabalha para ajudar pessoas sem usar doações em dinheiro, e a técnica e os benefícios para o solo e para as agricultores da agrofloresta são as outras reportagens desta edição do programa da TV Cultura, que vai ao ar no domingo (25/10), às 17h30, com apresentação de Márcia Bongiovanni.

Na conversa com a reportagem, Lenine fala sobre vida, natureza, educação e de que forma responde às questões ambientais por meio de seu trabalho. “O CD Carbono fala da vida. Além de ter essa conotação fundamental, quer dizer, toda a vida como a gente conhece, a base dela é o carbono. Pela primeira vez na vida a gente tá vivendo a resposta da natureza em relação ao que o homem tá interferindo no processo dela… A humanidade nunca viveu uma superpopulação… A gente precisa dar uma resposta e eu tento dar a minha, tento mudar o que está em volta de mim, tento jogar um pouco de luz nos temas que são realmente necessários de se falar, se comunicar, se aprofundar. E é a educação. Ouso acreditar que tem a ver com educação o que eu faço. Não existe a capacidade de evoluir como ser humano se não for pelo caminho da educação”.

A ong Nossa Jornada conecta pessoas que precisam de algum tipo de ajuda com quem pode ajudar. Entre suas regras estão a não doação em dinheiro, nem pagamento ou renegociação de dívidas ou divulgação de produtos. A criadora da organização, a roteirista Renata Quintela, explica que o instituto aposta na transformação da realidade a partir das pessoas que fazem o bem. “Eu descubro quem quer ajudar e quem precisa de ajuda”.

A agrofloresta é um tipo de agricultura que mantém a floresta em pé, e ganha cada vez mais espaço no Brasil. A matéria mostra como funciona essa técnica de plantio que respeita a natureza ao adotar um sistema no qual hortaliças, legumes e frutas são cultivados no mesmo solo, sem derrubar as árvores da região. As plantas crescem obedecendo a uma sucessão natural. Quando a sombra da mais alta impede a de abaixo de se desenvolver, o agricultor faz o rodízio de espécies para garantir produção perene e colheita o ano todo. Ele complementa a renda, melhora a qualidade do solo e ajuda a reflorestar a área.

O Repórter Eco está há 23 anos no ar e integra o jornalismo da TV Cultura. Vai ao ar aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h05.