Início Biodiversidade Onças-pardas são visualizadas em reservas brasileiras

Onças-pardas são visualizadas em reservas brasileiras

1288
0
COMPARTILHAR

onças pardas
Presença desse felino de grande porte significa que a área está bem conservada e equilibrada.

Em meio às notícias das queimadas no Cerrado e alagamentos na Mata Atlântica uma boa notícia para os dois ambientes naturais mais ameaçados do país: uma onça-parda (Puma concolor) foi visualizada na Reserva Natural Serra do Tombador – localizada em Cavalcante, no interior de Goiás; e outra na Reserva Natural Salto Morato – localizada no litoral paranaense.

Os vídeos foram feitos por câmeras trap, que estão colocadas em pontos estratégicos das reservas e monitoram a fauna da região. “A presença dessa espécie, que é topo de cadeia, e de várias outras, indica que os esforços estão contribuindo efetivamente para a conservação da biodiversidade e que ela está equilibrada”, afirma Marion Letícia Bartolamei, coordenadora de Áreas Protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que administra as duas reservas. Ela afirma que, apesar de estarmos acostumados a más notícias no cenário ambiental, ainda temos motivos a comemorar. “Essa é uma ótima notícia para a conservação”, ressalta animada.

O monitoramento nas UCs é realizado constantemente com o objetivo de conhecer a fauna existente, verificar o tamanho das populações, bem como entender suas dinâmicas e hábitos de vida. A partir desse acompanhamento é possível desenvolver ações direcionadas para a conservação das diversas espécies que ocorrem na região. Marion destaca que o monitoramento dessa e de outras espécies continuará sendo um dos principais objetivos de manejo dentro da reserva. “Esperamos com o tempo obter cada vez mais informações sobre as populações locais, o que facilitará a conservação da onça-parda”.

Espécie ainda corre muitos riscos
A onça-parda é o mamífero terrestre com maior distribuição nas Américas, ocorrendo desde o sul do Canadá até a Patagônia, sendo que no Brasil ela está principalmente associada à Mata Atlântica, embora também ocorra em outros ambientes naturais como o Cerrado e o Pantanal. Apesar disso, a tendência atual é de declínio populacional. Dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), publicados no documento Avaliação do Estado de Conservação dos Carnívoros, afirmam que o tamanho da população efetiva é menor do que mil indivíduos no país. Dessa forma, a espécie é considerada ameaçada de extinção no país, estando na categoria ‘vulnerável’. As principais ameaças à onça-parda – que também pode ser chamada de puma ou suçuarana – são a perda e fragmentação do habitat, além da caça e atropelamento.

Características da espécie

A onça-parda é um animal de hábitos solitários e é territorialista, tendo, normalmente, maior atividade ao entardecer e à noite. A espécie é oportunista e se alimenta dos animais que estiverem disponíveis, podendo comer desde capivaras até répteis, aves e peixes. Nesse contexto, a onça-parda possui papel importante na manutenção do equilíbrio ecológico dos ecossistemas onde vivem.

Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.439 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br, www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.