Início Natureza Manejo de Araucárias é tema de projeto

Manejo de Araucárias é tema de projeto

3678
0
COMPARTILHAR

araucária

Lages/SC – Foi apresentado na última sexta-feira, 13, em evento organizado pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/UDESC) e pela Associação de Municípios da Região Serrana (Amures), um estudo acerca do corte e manejo de Araucárias em propriedades rurais do centro-sul do Paraná. A palestra foi ministrada pelos pesquisadores Afonso Figueiredo Filho e Carlos Henrique Boscardin, da Unicentro de Irati.

Em Lages a proposta de manejo da principal espécie arbórea da região foi formulada pela Secretária de Agricultura do município e pela UDESC/CAV, contando com o apoio do Fórum dos Secretários da Amures. Além disso, o projeto será levado para discussão a órgãos estaduais de Meio Ambiente.

A presença dos pesquisadores serviu para apresentar as experiências de manejo que já estão sendo realizado para fins científicos na região de Irati. Para Moisés Savian, um dos idealizadores da proposta na região serrana, “A experiência do Paraná é muito importante para avançarmos no manejo da araucária aqui na Serra e em toda Santa Catarina, lá o manejo foi autorizado para fins científicos.”

Segundo Figueiredo, a principal intenção do projeto é a preservação e estudo de Araucárias na região centro-sul do estado paranaense, também observando como outras espécies – podem prejudicar o crescimento da mesma, além de trazer aos produtores rurais que possuem Araucárias em suas propriedades, formas de geração de renda.

O pesquisador ainda salientou que as leis ambientais são restritivas e limitam o manejo, o que pode vir a prejudicar a preservação das florestas, pois segundo o mesmo, a manipulação seria uma forma de garantir a diversidade de espécies que formam florestas de araucárias.

Publicado em moisessavian.blogspot.com