Início Eco SC CASAN seleciona empresa para construção da Estação de Tratamento de Esgotos do...

CASAN seleciona empresa para construção da Estação de Tratamento de Esgotos do Rio Tavares

965
0
COMPARTILHAR

casan seleciona

Florianópolis – SC – Retomando o processo licitatório para implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário do Sul da Ilha, a CASAN recebeu na manhã desta segunda-feira, 27, propostas de empresas interessadas na construção da ETE Rio Tavares.

Foram habilitadas ao processo as empresas Infracon (de Minas Gerais) e Cosatel (de Santa Catarina). O objetivo é implantar a unidade com capacidade de tratar 200 litros por segundo, colocando em funcionamento em uma primeira etapa a rede de esgotos já implantada no Campeche.

O investimento previsto para a ETE é de R$ 39,6 milhões, prevento tratamento em nível terciário, com remoção de nutrientes. Esse é considerado o processo de depuração mais completo.

De acordo com o gerente de Construção da CASAN, Fábio Krieger, dessa forma a CASAN retoma um processo interrompido em 2013 em função da insegurança jurídica que fez com que a Companhia deixasse de contar com recursos da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) para o esgotamento do Sul da Ilha. Os recursos foram realocados para o Norte da Ilha.

“Agora temos a expectativa de que até outubro seja assinada a ordem de serviço da ETE Rio Tavares, permitindo que mais de três mil ligações e 40 quilômetros de rede já instalados no Campeche entrem em funcionamento”, informa o gerente de construção. Os recursos para a ETE Rio Tavares são do Orçamento Geral da União (OGU) e da própria CASAN. O projeto já conta com Licença Ambiental Prévia (LAP) e a CASAN busca junto à FATMA a Licença Ambiental de Instalação (LAI).

O planejamento da Companhia prevê a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Sul da Ilha com investimentos que chegam a R$ 65 milhões, estendendo o serviço para os bairros Ribeirão da Ilha, Tapera, Fazenda do Rio Tavares, Carianos, Ressacada e Valerim. A previsão é beneficiar aproximadamente 90 mil moradores com coleta e tratamento de esgoto na região Sul da Ilha.