Início Sem categoria RIOgaleão é o único aeroporto da América Latina a receber Menção Honrosa...

RIOgaleão é o único aeroporto da América Latina a receber Menção Honrosa na conferência internacional Airports Going Green

1136
0
COMPARTILHAR

rio

 

Rio de Janeiro – O RIOgaleão será o único aeroporto da América Latina a receber uma Menção Honrosa na conferência Airports Going Green, que acontece no aeroporto de Amsterdam (Holanda) nessa semana. O prêmio é concedido pelo Departamento de Aviação de Chicago e será dado ao RIOgaleão em função do programa de treinamento em sustentabilidade realizado pela concessionária para os colaboradores da comunidade aeroportuária.

O Certificado de Menção Honrosa reconhece o valor do programa de educação socioambiental do RIOgaleão e a liderança do aeroporto na busca pela sustentabilidade na indústria da aviação. Desde janeiro deste ano, mais de 3 mil colaboradores de diversas esferas do aeroporto passaram por quase 2.800 horas de treinamento. O objetivo foi treinar e orientar as equipes do Aeroporto Internacional Tom Jobim em questões relacionadas à qualidade e ao controle ambiental, de segurança operacional e do trabalhador, além de saúde pública e desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes. Com isso, o gerenciamento dos impactos ambientais ocasionados pelas atividades operacionais passou a contar com diversos agentes em atividade.

Dentre as ações do programa de capacitação socioambiental do RIOgaleão estão o acompanhamento de procedimentos operacionais que apresentam algum grau de risco ambiental, com a finalidade de verificar possíveis melhorias dessas atividades e a formação de grupos de integrantes para atuar em situações de emergência ambiental, aplicando práticas seguras com relação ao meio ambiente. Além disso, a concessionária promove iniciativas como esquetes teatrais de conscientização sobre temas ambientais, distribuição de cartazes e folders ilustrativos com informações sobre melhores práticas de organização e prevenção e diversos treinamentos didáticos, inclusive com aulas de Língua Portuguesa e Inglês para diversos colaboradores. Junto com o RIOgaleão, também recebem Menção Honrosa o Colorado Department of Transportation, Orlando International Airport, San Francisco International Airport e San Diego International Airport (EUA); Rome International Airport (Itália) e Vancouver International Airport (Canadá), entre outros.

Este será o nono ano do fórum, que reúne os principais especialistas em sustentabilidade no segmento da aviação. No último ano, o RIOgaleão esteve presente na conferência com a participação da gerente de sustentabilidade, Milena Martorelli, que ministrou palestra sobre o planejamento sustentável da zona aeroportuária carioca para as Olimpíadas de 2016. A apresentação abordou a evolução operacional do aeroporto no primeiro ano de concessão, tanto no aspecto físico, quanto operacional e sustentável, englobando estacionamentos, píer e pátio sul, pontes de embarque, novas opções de alimentação e lojas, modernização do RIOgaleão Cargo (terminal de cargas) e qualidade no atendimento.

Por Diogo Moraes

[email protected]

55 (21) 3721-9904