Início Água Tratamento natural de resíduos alia baixo custo e sustentabilidade

Tratamento natural de resíduos alia baixo custo e sustentabilidade

47
0
COMPARTILHAR

A demanda mundial crescente por água limpa tem provocado o desenvolvimento de técnicas de purificação e reuso de recursos hídricos. No Brasil, apesar dos números desanimadores, há alternativas de soluções sustentáveis de tratamento de resíduos sem gerar lodo e com produção de água para reuso. Com a utilização da técnica adequada é possível controlar perdas e desperdícios e minimizar a produção de efluentes.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (2015), apenas 42% do esgoto gerado é tratado devidamente antes de retornar ao meio ambiente. O mesmo estudo também aponta que 37% da água tratada no país é desperdiçada em vazamentos, rompimentos de tubulações ou ligações clandestinas. “Muitas empresas acreditam que o investimento em uma estação de tratamento é muito alto, mas existem soluções descentralizadas que se tornam muito eficientes”, afirma Avi Meizler, CEO da ATME Eco Solutions, empresa de tecnologia que integra soluções inteligentes e sustentáveis.

Um exemplo de solução com a qual a ATME Eco Solutions trabalha é o tratamento por zonas de raízes vegetais, tecnologia conhecida como Wetlands Construídos, aplicada com sucesso no Parque Industrial de Xanguai, tem o poder de purificar e devolver a água ao meio ambiente, removendo até 99%  da Demanda Química de Oxigênio (DQO) e da Demanda bioquímica de oxigênio (DBO). Os dois índices são parâmetros indispensáveis nos estudos de caracterização de esgotos sanitários e de efluentes industriais. “No Brasil temos condições de excelentes para a adoção dessa tecnologia, já que aqui temos um clima mais favorável e uma variedade muito maior de espécies de plantas aquáticas”, afirma Avi Meizler.

O sistema de tratamento natural permite uma economia de ate 90% em relação à instalação de uma estação centralizada de tratamento de efluentes, método tradicional utilizado para o tratamento de resíduos líquidos. E , entre outras vantagens deste sistema estão o saneamento descentralizado, ausência de lodo a ser tratado, requisitos energéticos praticamente nulos, independência de produtos químicos, produção de água para reuso, produção de biomassa para reuso, além de adequação à paisagem natural.

Além de parques industriais, a tecnologia de Wetlands Construídos  é considerada um método versátil, já que a estrutura é modular e expansível. Por isso, pode ser utilizada em diferentes tipos de estabelecimento como shoppings, sistemas autônomos de saneamento, hotéis condomínios, indústrias, entre outros.

Tel +55 11 3031 5239

assessoria@verdelho.com.br

www.verdelho.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here