Início Natureza Parques estaduais vão receber observadores de aves em evento mundial

Parques estaduais vão receber observadores de aves em evento mundial

1014
0
COMPARTILHAR

Florianópolis – SC – A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) vai abrir os parques estaduais em horário diferenciado para os participantes do Global Big Day, que ocorre durante 24 horas de sábado, 13. O evento, que está na terceira edição, é destinado aos grupos de observadores de pássaros, que são convidados a postar fotos do maior número de aves vistas com os detalhes sobre cada local na plataforma online eBird.

Os horários alternativos dos parques serão apenas para grupos que possuem experiência e com contato prévio. Em Santa Catarina, estima-se que existam mais de 1,8 mil pessoas que praticam a atividade. “Essa forma de observação de pássaros exige muita concentração e silêncio, mas quem gosta de aves e ainda é leigo no assunto, pode participar fotografando em locais como praças ou até no quintal de casa”, explica o técnico da Fatma e chefe do Parque Fritz Plaumann, Carlos Cassini.

 

Evento coloca Santa Catarina no mapa do ecoturismo

Para o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, a participação dos parques vai tornar o Estado mais conhecido pelos praticantes do ecoturismo. “Com as imagens dos pássaros são registrados também a localização e detalhes do local. Temos uma natureza rica e diferenciada que ganha divulgação e se torna conhecida no mundo todo”, explica Waltrick.

No evento do ano passado, 154 países participaram e foram registrados 17 mil avistamentos. Mais de 60% das espécies que existem no mundo foram observadas e fotografadas em 24 horas. Mais informações estão no http://bigdaybrasil.com.br.

Foto: Divulgação / Fatma