Início Biodiversidade SOS Mata Atlântica lança ação que atrela arte ao meio ambiente

SOS Mata Atlântica lança ação que atrela arte ao meio ambiente

796
0
COMPARTILHAR

Oficinas criativas serão realizadas no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, em Itu (SP)

A Fundação SOS Mata Atlântica inicia o projeto Aprendendo com a Mata Atlântica – Oficinas Criativas, que introduz artes visuais, música e teatro nas atividades ambientais. Criadas em parceria com artistas, as oficinas buscam estimular as pessoas a reutilizar materiais para a produção de bonecos e instrumentos musicais.

A iniciativa será desenvolvida no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, em Itu (SP) e, em 2017, a ação foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Brasil Kirin.

“A principal ideia dessa ação é mostrar para os participantes que a arte pode ser uma aliada do meio ambiente e que, por meio dela, é possível desenvolver iniciativas mais sustentáveis”, disse Kelly de Marchi, educadora ambiental da SOS Mata Atlântica.

A expectativa do programa é receber 4 mil pessoas, principalmente estudantes da rede pública – ensinos fundamental, médio, técnico e superior – além de grupos interessados. Para participar, é necessário que grupos de 20 a 45 pessoas façam a inscrição gratuita no link https://goo.gl/forms/4Q1BeuXwOv6zovXz1, até o dia 15 de maio. As instituições selecionadas serão informadas por e-mail até o dia 17 de maio.

A fazenda que abrigará as oficinas possui também uma trilha na Mata Atlântica, uma maquete que explica a importância da mata ciliar e um centro de interpretação onde é possível saber mais sobre os animais que habitam o bioma e a sua localização.

 

Sobre Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin

Criado em 2007, o centro conta com engenheiros florestais, biólogos, educadores e viveiristas. O viveiro tem capacidade de produzir 750 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica por ano, que são usadas em projetos na região e dentro da própria fazenda. Os projetos de restauração da ONG já foram responsáveis pelo plantio de mais de 36 milhões de mudas de árvores nativas – o equivalente à área de Recife. A recuperação da mata no local resultou em diversos benefícios, como duas nascentes que voltaram a verter água, somando-se às 17 já existentes, além do aumento de 140% no número de novas espécies de aves na antiga fazenda de café. Já o trabalho de sensibilização e educação ambiental envolve o público em geral nas questões ambientais por meio de atividades de visitação.

 

Sobre a SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

Para mapas interativos e gráficos sobre as áreas remanescentes de Mata Atlântica no país, acesse: http://aquitemmata.org.br

Máquina Cohn & Wolfe – [email protected]