Início Eco SC Seminário Internacional de Energias Renováveis inicia na próxima terça

Seminário Internacional de Energias Renováveis inicia na próxima terça

826
0
COMPARTILHAR

Chapecó – Nos dias 6 e 7 de junho, palestrantes do Brasil e do exterior estarão debatendo assuntos importantes ligados à sustentabilidade, durante o 1º Seminário Internacional de Energias Renováveis. O evento acontece no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês e reunirá acadêmicos, estudantes de cursos técnicos, agentes da administração pública, empresários e comunidade em geral.

A iniciativa, da Fundação Científica e Tecnológica de Energias Renováveis (FCTER), tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), de empresas, universidades e outras instituições. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas através do site da FCTER.

Segundo o presidente da Fundação, Gilson Vivian, o Seminário se tornou realidade por meio da integração entre os diversos segmentos. “O evento é um marco para Chapecó e região no que se refere ao debate da sustentabilidade e das energias renováveis. É importante, inclusive, para a produção científica”, comenta.

A Unochapecó é uma das instituidoras da FCTER. O reitor da Universidade, professor Claudio Jacoski, lembra que o tema tem sido trabalhado constantemente dentro da Instituição. “O assunto é debatido não somente em sala de aula e com a realização de eventos, mas também na sua própria estrutura”, acrescenta.

 

Programação

O evento, que vai tratar sobre o planejamento energético e debater assuntos voltados às energias renováveis, inicia às 13h30, na terça-feira (06/06). A palestra de abertura será ministrada pelo professor Luis Eduardo Palomino Bolívar, da Universidade do Contestado (UnC), com o tema ‘Todo Conectado com Menos Energia’. Em seguida, às 15h45, os professores Eduardo Bueno, Liane da Silva Bueno e Rodrigo Vitto, da Uniarp, abordam ‘As Condições Eólicas no Meio-Oeste Catarinense’.

No período da noite, duas palestras marcam o evento. Às 19h, o palestrante da Itália, professor Mario Nicotera, participa do evento graças a uma parceria com a Unochapecó. Ele vai abordar o tema ‘Mercado Fotovoltaico na Europa”. Sérgio Vidal Garcia Oliveira (Udesc/Furb) encerra o primeiro dia de evento, com a temática ‘Processamento Eletrônico de Energia Elétrica a partir de Fontes Alternativas Renováveis’.

Na quarta-feira (07/06), a palestra inicial será às 13h30 e ministrada pelo professor Clenoir Antonio Soares (Unoesc/Cooperalfa), que traz o assunto ‘Produção de Biogás em Escala Real a partir de Dejetos Suínos’. Na sequência, a partir das 16h, está programada a palestra ‘Ecohouse Sustentável’, abordada pelo professor João Barassal Neto (Uceff).

Para encerrar o evento, duas palestras integram a programação no período da noite. Às 19h, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), José Vladimir de Oliveira, aborda a ‘Produção Industrial de Biodiesel’ e, às 20h30, o professor Maro Jinbo (IFSC) encerra com a palestra ‘Turbina Eólica sem Pás Convencionais, Turbina Eólica de Efeito Magnus’.

 

Texto Jessica De Marco – Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) – Unochapecó

Foto: Donnovan Ferreira