Início Eco SC Contadores realizam ação ecológica no acesso à BR-282

Contadores realizam ação ecológica no acesso à BR-282

127
0
COMPARTILHAR

Chapecó – SC -Anualmente, a população mundial produz 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), uma média de 1,2 kg por dia per capita. Nos últimos 30 anos, o aumento do volume de lixo produzido foi três vezes maior que o populacional. E as perspectivas não são animadoras. Estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Banco Mundial estimam que daqui a dez anos serão 2,2 bilhões de toneladas anuais e, em 2050, se o ritmo atual for mantido, a população passará de 7 para 9 bilhões de habitantes com produção de 4 bilhões de toneladas de lixo urbano por ano.

Além de lotar aterros sanitários, parte desse lixo não é reciclado e nem sequer tem a destinação correta. Muitos materiais são jogados em locais inadequados, como terrenos baldios e ao longo de rodovias, causando sérios problemas ambientais. Na semana do meio ambiente, o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) promoveu uma ação ecológica que, além de contribuir para a melhoria da natureza, colaborou para conscientizar sobre a importância da correta destinação dos materiais recicláveis.

No último fim de semana, contadores participaram da iniciativa de recolhimento de lixo ao longo do acesso à BR-282, em Chapecó, nas laterais entre o acesso e as ruas marginais. De acordo com coordenador da ação e diretor de Esportes do Sindicont, Pedro Lopes, em duas horas e meia foram recolhidos 20 sacos de lixo, resultando em quase mil quilos. “A intenção era destinar esse material ao Verde Vida, mas estava tão degradado que não foi possível encaminhar para reciclagem”, relatou.

De acordo com Lopes, o objetivo da ação foi contribuir para o meio ambiente e embelezar o local, porta de entrada de Chapecó. “Além disso, queremos conscientizar a população sobre a importância da correta destinação do lixo. Encontramos desde materiais plásticos a pneus e parachoque de carros”, frisou acrescentando que serão realizadas outras ações semelhantes.

MARCOS A. BEDIN

Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP

Matrícula SJPSC 0172

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here