Início Natureza Parque Natural de Lages terá mapa temático

Parque Natural de Lages terá mapa temático

71
0
COMPARTILHAR

Lages SC  -Este mapa será útil para o monitoramento das trilhas ecológicas e servirá de guia de deslocamento para os visitantes do parque

Desde o início deste ano, a gestão do Parque Natural Municipal João José Teodoro da Costa Neto é feita com base em Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG). O SIG é um banco de dados que permite, por exemplo, a elaboração do mapa temático do parque, delimitando um total de sete trilhas ecológicas: extensão (tamanho) das trilhas, pontos de referência, de visitação, de descanso, e o grau de dificuldade de cada uma delas etc.

Este mapa está em fase de elaboração e, depois de pronto (impresso e distribuído), poderá ser utilizado como guia de deslocamento para os visitantes do parque. Para a implantação do SIG, a prefeitura de Lages contratou a empresa Sul Florestas Geo Engenharia.

O antigo parque ecológico é hoje um Parque Natural Municipal (Parnamul), classificado como Unidade de Conservação de Proteção Integral. Esta transformação se deu a partir de 2005, através de Lei Complementar do Executivo Municipal. Com isso, ele foi inserido no Sistema Nacional de Unidade de Conservação, isto é, no banco de dados do Ministério do Meio Ambiente.

“Esta modificação foi importante para fortalecer o trabalho de gestão e conservação do parque. Agora, poderemos monitorar melhor as trilhas ecológicas, identificando, por exemplo, o local exato de araucárias centenárias, de cachoeira e demais elementos naturais ali existentes”, fala a gerente de Educação Ambiental, Michelle Pelozato.

Com 2,3 milhões de metros quadrados, o Parque Natural é dividido em duas glebas de terras, sendo que o georreferenciamento foi feito naquela área localizada abaixo da linha da BR 116. “A parte de cima é de proteção integral e não está aberta à visitação. Serve apenas como área de estudo e pesquisas de cunho científico-ambiental”, explica Michelle.

Visitação

O horário de funcionamento do Parque Natural é das 8 horas às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda-feira à sexta-feira. As visitas e passeios pelas trilhas devem ser agendadas previamente, através do telefone 32243142.

Fotos: Marcelo Pakinha

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here